Porque Roberta não quer ir à Escola

Photo by note thanun on Unsplash

Escrito em Abril de 2020

Hoje é o primeiro dia de aulas de Roberta. Roberta devia estar muito contente. Mas não está, está muito nervosa. Está nervosa, pois é o primeiro dia de aulas depois de muitos dias em casa. Muitos dias em casa por causa de uma “epidemia”. Que palavra esquisita, pensa Roberta.

Roberta esqueceu-se de como é brincar com os amigos. Em casa, só pensava nisso… só pensava em brincar. Mas não podia brincar com os seus amigos. Eles também estavam em suas casas, com as suas famílias. Que epidemia chata que nem sequer lhe deixava brincar com os amigos!

Roberta esqueceu-se do que é sonhar durante o intervalo deitada e banhada pelo sol. Esqueceu-se do que é ter aulas. Esqueceu-se do que é estar sentada numa cadeira dura durante 90 minutos até o próximo intervalo. Vai ter saudades da cadeira confortável da sua casa.

Roberta esqueceu-se do que é estar perto dos colegas. Tem estado longe dos seus colegas estes dias todos…

Agora que se acostumou a estar em casa, querem que ela volte para a escola. Roberta não entende. Parece que o mundo está contra ela.

Não quer voltar à escola e ter de adaptar-se novamente a uma nova rotina. Quer ficar em casa para sempre. Tantas mudanças em tão pouco tempo deixam-lhe inquieta. Quem lhe diz que não terá de ficar em casa novamente? Roberta quer ficar em casa!

Mas os pais de Roberta não a deixam ficar em casa. Dizem-lhe que tudo vai voltar ao normal. Finalmente, tudo vai voltar ao normal.

Mas Roberta não acredita. Não acredita, porque de um dia para o outro teve de ficar em casa e sempre disseram-lhe que a situação ia passar rapidamente. Mas não passou. Esteve várias semanas em casa. Passou as férias em casa. Nem sequer pode brincar com os amigos nas férias! Que férias?

“Deixem-me ficar em casa”, diz Roberta no meio do choro, “eu simplesmente não quero ir à escola!”

--

--

Hello, I’m Ana Rita, a Portuguese law student. I write about topics that are interesting and important to me. Check out my blog: anaritalife.com

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Ana Rita

Ana Rita

Hello, I’m Ana Rita, a Portuguese law student. I write about topics that are interesting and important to me. Check out my blog: anaritalife.com